O que é a Higiene Oral?

A Higiene Oral tem o papel fundamental na prevenção de doenças orais e de manutenção de tratamentos efetuados, através da remoção de placa bacteriana, tártaro e pigmentos, mantendo a saúde dos dentes e tecidos periodontais. Uma terceira função básica da Higiene Oral é a educação e sensibilização dos pacientes para a melhoria da sua saúde oral.

Uma boa higiene oral é determinante para a prevenção da maioria das patologias da cavidade oral e, também, para a manutenção da saúde geral do paciente. A patologia mais exemplificativa é a doença periodontal, que é diretamente causada pela acumulação de resíduos e placa bacteriana nos dentes e gengivas e que tem efeitos nefastos.

A Higiene Oral é considerada a base da saúde oral e estas consultas vão evitar tratamentos mais invasivos e dispendiosos no futuro.

Quais os Benefícios?

As consultas de Higiene Oral são a base da Medicina Dentária: previnem patologias orais, ocupam-se da manutenção de tratamentos dentários, e permitem a promoção de bons cuidados diários.

Melhor Saúde Sistémica

A saúde oral, ao contrário do que por vezes se pensa, influencia bastante a saúde sistémica dos pacientes. É essencial cuidar desta.

Prevenção de Patologias

Grande parte das patologias orais, como as doenças das gengivas, podem ser prevenidas pela prática de uma boa higiene oral.

Sensibilização dos Pacientes

Estas consultas permitem aos especialistas fazer recomendações para uma higiene oral ótima aos pacientes.

Opções de Tratamento

O tratamento principal realizado nestas consultas é a eliminação do tártaro que se vai acumulando nos dentes e gengivas. É essencial para a manutenção de tratamentos dentários e para a prevenção de doenças orais.

MANUTENÇÃO DOS TRATAMENTOS EFETUADOS

O médico dentista ajuda o paciente a manter a saúde oral e a preservar qualquer tratamento dentário que tenha sido efetuado.

O especialista limpa em profundidade e desinfeta aparelhos ortodônticos, implantes, coroas, pontes, próteses, restaurações e desvitalizações ou qualquer outro tipo de tratamento, e procede à sua avaliação estrutural, funcional e estética. Assim garante que qualquer complicação com estes tratamentos é diagnosticada a tempo.

Estes procedimentos contribuem para a conservação e longevidade dos tratamentos.

DESTARTARIZAÇÃO

O especialista efetua a remoção da placa bacteriana e do tártaro da cavidade oral através de aparelhos de ultrassons.

Esta destartarização é uma das formas mais eficazes de prevenção de muitas patologias gengivais e dentárias.

APLICAÇÃO DE FLÚOR

O médico dentista aplica um gel com uma concentração elevada de flúor nas superfícies dos dentes, remineralizando o esmalte e fortalecendo a estrutura dentária.

A aplicação de flúor previne as cáries e reduz a sensibilidade dentária.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Os bons hábitos de higiene oral são essenciais não só à sua saúde oral como à sua saúde sistémica! Não desleixe este pilar tão estrutural da sua vida e siga as recomendações dadas pelos profissionais de Medicina Dentária.

PORQUE É QUE OS CUIDADOS DE HIGIENE ORAL SÃO TÃO IMPORTANTES?

Os cuidados de higiene oral previnem muitas doenças orais (como a doenças das gengivas, as cáries e outras) e, dessa forma, contribuem para que o paciente consiga mastigar bem todos os alimentos, falar com à-vontade e mostrar um sorriso confiante.

Além disso, têm um grande impacto na saúde geral e ajudam a prolongar a qualidade e a quantidade de vida.

QUANTAS VEZES POR ANO DEVO VISITAR O DENTISTA?

As consultas de Higiene Oral devem ser feitas de 6 em 6 meses.

Mas deve consultar um especialista para que ele lhe faça uma recomendação específica ao seu caso. Por exemplo, os pacientes com doenças das gengivas devem visitar o dentista de 3 em 3 meses.

QUAIS OS CUIDADOS ORAIS QUE DEVO TER EM CASA?

Já ouviu falar da regra 2 x 2 x 2? Deve lavar os dentes 2 vezes ao dia durante 2 minutos (e complementar a limpeza com o fio dentário) e consultar o médico dentista 2 vezes por ano.

Não se esqueça de mudar a sua escova de dentes de 3 em 3 meses ou quando as cerdas estiverem desfiadas.