O que é Medicina Estética Facial?

Porque “beleza é fundamental” e um rosto cuidado e sem marcas do tempo contribui extraordinariamente para uma boa autoestima, homens e mulheres, indiferentemente, recorrem progressivamente a soluções estéticas capazes de aperfeiçoar as suas feições e retardar ou contornar os inevitáveis sinais do envelhecimento.

É justamente este o objetivo da Medicina Estética Facial, uma especialidade que conjuga saúde e estética e que consiste num conjunto de tratamentos minimamente invasivos e  praticamente indolores que tornam os rostos mais atraentes. De entre estes tratamentos, destacamos as aplicações de toxina botulínica (popularmente conhecida como Botox) e o preenchimento com ácido hialurónico, entre outras, que funcionam muitas vezes como complemento final do trabalho que desenvolvemos nas outras especialidades de medicina dentária.

Quais os Benefícios?

São de ordem física e psicológica. Com as aplicações da medicina estética facial consegue aperfeiçoar as suas feições, seja para atenuar sinais da idade ou para corrigir manchas ou cicatrizes, por exemplo. Estes tratamentos contribuem decisivamente para melhorar a sua relação com o espelho e com os outros.

Rosto mais Atraente

A harmonização das feições melhora a sua autoestima e liberta-o nos relacionamentos interpessoais.

Desinibição Social

Sentir-se confortável na sua própria pele é absolutamente fundamental para uma boa vida social.

Rosto mais Jovem

Consegue atenuar os efeitos do tempo mas também prevenir a sua manifestação.

Opções de Tratamento

À medida que avança na idade, as rugas e os os sulcos tendem a aumentar em número e profundidade, o que  é particularmente evidente na testa, em torno dos olhos e dos lábios, no mento e no pescoço.

No Dental Design Institute encontra duas opções no que toca a tratamentos de Medicina Estética Facial:

BOTOX - TOXINA BOTULINÍCA

A aplicação de pequenas doses de Toxina Botulínica em pontos estratégicos reduz a hipertonicidade muscular e proporciona uma aparência mais jovem sem alteração da expressão do rosto. Bem aplicado, o Botox é um produto que fornece excelentes garantias de qualidade e segurança e com efeitos muito positivos na diminuição das rugas de expressão.

Para além da diminuição das rugas, o Botox pode ser usado para corrigir assimetrias e sorrisos com elevada exposição gengival. E em casos de disfunção temporomandibular, é frequentemente utilizado para reduzir a hiperativiade dos músculos mastigatórios, o que contribui para a aliviar a dor orofacial e prevenir fraturas dentárias.

ÁCIDO HIALURÓNICO

Aplicado através de injeção, é um método extremamente eficaz de aumento do volume em zonas mais envelhecidas, nomeadamente utilizado para preenchimento de sulcos profundos e rugas de expressão acentuadas pela idade, bem como para redefinição da forma e contorno de rosto e lábios.

Adicionalmente, o tratamento tem também um efeito preventivo porque estimula a produção de colagénio e a retenção de água pelos tecidos.

Metodologia Dental Design Institute

A DDI adotou uma metodologia em quatro etapas que garante os melhores resultados em implantologia. Conheça os vários passos da colocação de implantes dentários.

Na fase de planeamento, a DDI faz o estudo do seu caso (exame clínico e radiográfico) e procede aos tratamentos dentários necessários à boa saúde oral precedente ao tratamento.

Também é nesta etapa que informamos o paciente das várias opções de tratamento e decidimos, em conjunto, a terapêutica que melhor se adequa à sua situação e expetativas.

Na intervenção cirúrgica procede-se à colocação do implante dentário em contato direto com o osso.

Em situações em que há limitações ao nível da quantidade ou da qualidade de osso, pode ser necessário recorrer a técnicas de enxerto ósseo (previamente ou em simultâneo com a cirurgia).

Nesta fase, são confecionados os dentes definitivos (coroas, pontes, próteses totais) e estes são colocados sobre o implante dentário.

Este passo pode ser realizado no mesmo dia da cirurgia ou até 6 meses depois desta. Quando as condições anatómicas do paciente o permitem, coloca-se as próteses fixas no próprio dia da cirurgia (a chamada “carga imediata”).

Através da manutenção, garantimos que o procedimento é levado a bom porto e que os implantes se mantêm em boas condições ao longo de toda a vida do paciente.

Os cuidados de higiene oral e as visitas regulares ao dentista são essenciais para a durabilidade e conservação dos implantes.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Dúvidas? Deixamos-lhe as respostas para algumas questões mais comuns. Se tiver outras, não hesite em contactar-nos!

QUAL A DURAÇÃO DO TRATAMENTO?

Depende da atividade do músculo, mas em média a toxina botulínica é metabolizada num período de 4 a 6 meses e o ácido hialurónico entre 12 a 18 meses.

É POSSÍVEL DISFARÇAR CICATRIZES?

Depende da localização e das características da cicatriz. Se estas variáveis forem favoráveis, é possível diminuir a profundidade e a assimetria por ela provocada.

QUAIS OS CUIDADOS A TER APÓS O TRATAMENTO?

Após a injeção de Botox evite massajar a área infiltrada para que o produto não disperse. Depois da infiltração de Ácido Hialurónico não se exponha ao sol ou calor.

EXISTE POSSIBILIDADE DE REJEIÇÃO AO BOTOX?

Não. A palavra rejeição não é empregada na utilização da toxina botulínica. Registe-se, contudo, que quem possua alergia a albumina (clara do ovo) poderá ter “alergia” ao Botox, pois ele é preparado numa solução com albumina.

É POSSÍVEL ELIMINAR OS PÉS DE GALINHA APENAS COM CREME NA ÁREA DOS OLHOS?

Não, porque a função dos cosméticos não é suficiente para eliminar os pés de galinha, já que estes apenas servem para melhorar a textura e o vinco da pele. Para ter resultados mais acentuados é necessário associar o creme a um tratamento de medicina estética.

HIDRATAR A PELE SUAVIZA AS RUGAS?

Hidratar a pele diminui o problema e ajuda a preveni-lo. Para um melhor resultado procure cremes com aquaporine, alantoína, ácidos kójico, glicólico e salicílico, vitaminas A, C e E e chá verde. Para quem quer uma hidratação mais profunda é aconselhada uma injeção de ácido hialurónico.