O que é a Nutrição?

A Nutrição é uma especialidade que define o regime alimentar mais adequado para cada paciente com o objetivo de tratar e prevenir várias doenças.

A maioria das pessoas procura o Nutricionista para perder peso, no entanto esta especialidade tem também um papel importantíssimo na nossa saúde e bem-estar gerais. Aliás, é a própria Organização Mundial de Saúde que assegura que uma boa nutrição é um dos pilares de equilíbrio do nosso corpo. Já a má nutrição pode levar à redução da imunidade, ao aumento da suscetibilidade a doenças e a complicações no desenvolvimento físico e mental.

A saúde oral também é, em parte, reflexo do regime alimentar e dos hábitos diários dos pacientes. Muitos estudos mostram que uma nutrição deficiente, pobre em nutrientes essenciais, contribui para baixar as resistências da boca a infeções e para facilitar a evolução de doenças da cavidade oral como a gengivite e a periodontite.

Além da saúde oral, todos os “sistemas” do corpo humano beneficiam de uma boa dieta: as várias áreas de intervenção da Nutrição incluem doenças gástricas e intestinais inflamatórias, doenças cardiovasculares, apoio a distúrbios alimentares, e muitas outras… o que faz desta especialidade a sustentação central do nosso bem-estar e qualidade de vida.