O que é a Periodontologia?

A Periodontologia é a especialidade da Medicina Dentária que trata as doenças das gengivas.

A acumulação de placa bacteriana e de tártaro entre a gengiva e o dente leva, eventualmente, ao aparecimento de gengivite ou inflamação das gengivas. Esta patologia causa dor nas gengivas e destrói lentamente os tecidos que suportam os dentes.

A gengivite, por sua vez, se não for tratada atempadamente, pode progredir para uma doença mais grave e complexa chamada periodontite ou infeção do osso. A periodontite leva, portanto, à destruição do osso e do ligamento que segura os dentes nos maxilares. Além de outras complicações como a mobilidade dentária, é ainda uma das principais causas de perda de dentes em adultos.

A Periodontologia ocupa-se do tratamento das gengivites e periodontites e fá-lo através da raspagem e alisamento radiculares e da eliminação bacteriana, suportada por um tratamento antibiótico.

Quais os Benefícios?

As doenças das gengivas são das patologias da boca que mais danos provocam na saúde oral e sistémica dos pacientes. Se não tratadas, podem estar na origem de doenças cardiovasculares!

Evitar Perda de Dentes

É vital tratar as doenças das gengivas! Estas podem evoluir e levar à destruição da estrutura de suporte dos dentes e, portanto, à perda de dentes.

Controlo dos Sintomas

As doenças das gengivas trazem muito desconforto ao dia-a-dia dos pacientes ao causar sangramento, sensibilidade, mobilidade dos dentes…

Melhor Saúde Sistémica

Estas patologias não tratadas podem originar complicações de saúde muito graves, como doenças cardiovasculares e infeções respiratórias.

Opções de Tratamento

Durante os estágios iniciais das doenças das gengivas, o dentista pode atuar em duas vertentes. A primeira é a sensibilização do doente para uma correta higiene oral que inclui a escovagem e a utilização de fio dentário ou escovilhões.

O especialista procede igualmente à remoção completa da placa bacteriana e tártaro acumulados na cavidade oral. Estas limpezas profissionais são a única forma de garantir a eliminação total das bactérias na boca, já que os cuidados diários em casa não são suficientes.

Passando para a forma mais avançada da doença das gengivas, a periodontite: cabe ao médico dentista travar a progressão da patologia, eliminar o foco de infeção e reajustar a anatomia dos tecidos. Assinalamos que a reposição do osso perdido não é uma possibilidade.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Saiba como evitar a gengivite e periodontite, quais os sintomas associados a estas doenças, qual a sua relação com as doenças cardiovasculares e muito mais…

QUAIS AS CAUSAS DAS DOENÇAS DAS GENGICAS?

As doenças das gengivas são causadas pela acumulação de placa bacteriana em redor dos dentes e gengivas.

Há um sem número de condições que contribuem para o seu desenvolvimento: fatores ambientais (como o tabaco, o regime alimentar, e uma higiene oral deficiente), fatores sistémicos (como a diabetes e as alterações hormonais) e fatores genéticos (suscetibilidade natural dos pacientes).

QUAIS OS SINTOMAS DAS DOENÇAS DAS GENGIVAS?

As doenças das gengivas podem não dar sinais até a um estágio avançado. Não obstante, esteja atento a estes sintomas:

– Sangramento das gengivas ao escovar os dentes

– Recessão das gengivas

– Alterações na posição e mobilidade dos dentes

– Abcessos à volta dos dentes

– Mau hálito e mau sabor na boca

– Maior sensibilidade dentária

PORQUÊ TRATAR AS PATOLOGIAS DAS GENGIVAS? QUAL O SEU RISCO?

A gengivite e a periodontite têm um grande impacto na saúde oral e geral dos pacientes. A nível oral, pode levar à destruição óssea e, consequentemente, à chamada mobilidade dentária (os dentes movem-se) e à perda de dentes.

Sabemos atualmente que as bactérias responsáveis pelas doenças das gengivas podem entrar na corrente sanguínea e ser a causa de doenças cardiovasculares, infeções respiratórias, atrite reumatóide, ocorrência de partos prematuros, complicações da diabetes, e outros.

O QUE POSSO FAZER EM CASA PARA EVITAR A GENGIVITE E A PERIODONTITE?

Como estas doenças são causadas pela acumulação de placa bacteriana na boca, a melhor forma de as prevenir é com uma higiene oral rigorosa. Recomendamos a escovagem dos dentes 2 ou 3 vezes ao dia, a utilização de fio dentário, e visitas frequentes ao dentista.

Só um especialista consegue limpar e desinfetar a boca em profundidade (é muito difícil a eliminação completa da placa bacteriana em casa) e avaliar corretamente a saúde das suas gengivas.

COMO É QUE A DOENÇA DAS GENGIVAS ESTÁ ASSOCIADA A DOENÇAS CARDIOVASCULARES?

Realmente, a doença periodontal pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Esta patologia não tratada origina a libertação de bactérias para a corrente sanguínea, o aumento da inflamação no corpo e, assim, o risco de complicações de saúde mais graves – como a doença cardiovascular.